Conheça alguns benefícios do Gerenciamento de Processos de Negócios

Tempo de leitura: 3 minutos

A ciência da administração vem, ao longo dos últimos 120 anos, contribuindo com o desempenho das organizações. Após as oito abordagens desta ciência, foi possível extrair o seu núcleo e desenvolver uma tecnologia capaz de descrever diversos caminhos a serem percorridos por estas organizações para que possam alcançar satisfatoriamente seus objetivos.

SONY DSC

A tecnologia em questão é o Gerenciamento de Processos de Negócios, ou Business Process Management (BPM), com é mais conhecido. Os fundamentos dessa tecnologia surgem nos anos 80 com o Gerenciamento da Qualidade Total. Na década de 90, foi impulsionada com a Reengenharia de Processos. Há dez anos, Smith e Fingar, lançaram o livro Business Process Management.

É possível afirmar que o avanço da tecnologia de informação e comunicação contribuiu muito para o desenvolvimento do BPM com uma das mais importantes ferramentas para as organizações.

Depois desse breve histórico, é muito importante apresentar os benefícios que o Gerenciamento de Processos de Negócios levar para as organizações: agilidade, produtividade, redução de riscos, conformidade, satisfação do cliente, entre outros tantos.

Um dos primeiros benefícios do BPM é a agilidade. As organizações são estruturas dinâmicas por concepção, estão fundamentadas nas ações produtivas. Por isso estão permanentemente expostas às necessidades de mudanças. Pode ocorrer em virtude de uma nova legislação, de um reposicionamento no mercado ou da especificação de um novo insumo de produção. A facilidade na concepção de processos de negócios flexíveis proporciona fazer alterações nesses processos com custos bastante reduzidos.

A produtividade é outro benefício direto. O BPM facilita a automatização de elementos repetitivos nos fluxos de trabalhos. Com isso, é possível eliminar etapas redundantes e introduzir processamentos paralelos, otimizando o tempo do trabalho, melhorando o desempenho e reduzindo o desperdício.

Redução de riscos também é um benefício conquistado com essa tecnologia. Ao introduzir uma visão clara dos processos, permite observar as ineficiências e riscos de todos os matizes dentro da organização, seja na segurança das pessoas, seja monitoramento contra fraudes.

Com o mercado mais exigente e regulado, a conformidade tem um papel preponderante nos negócios de hoje. O BPM dá às organizações a oportunidade de implementar requisitos regulamentares de maneira rápida, sem deixar atrasos e, por consequência, multas associadas. É importante perceber que, com a tecnologia, a empresa enxerga o ciclo de vida de todo os processos organizacionais, criando, assim, a transparência a todos os atores envolvidos.

Quando os processos de negócios estabelecem o foco nos clientes da organização (internos e externos), acabam por envolver em seus fluxos um sistema de controle da satisfação dos seus resultados. Assim fica mais eficiente medir os resultados, avaliar se estão dentro dos padrões esperados e ajustar, caso necessário, para atender aos requisitos determinados.

É possível tornar o desempenho das organizações cada vez melhor com a gestão de processos de negócios. Então, agora é escolher como quer começar. Quer começar devagar? Experimente uma pequena intervenção no processo. Ao ver o resultado, o BPM vai fazer parte definitivamente de sua organização. Se quer algo mais substancial, se prepare para uma revolução.

Esta entrada foi publicada em . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *